Subscribe:

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Estado do Vaticano

Bandeira do Estado cidade do Vaticano
No coração de Roma, encontramos o Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado  da Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica, é uma cidade-Estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 100 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.

O primeiro Papa que viveu no Vaticano foi o Papa Simaco em 498. Papas sucessores gradualmente estenderam o seu controle e governaram grande parte da península italiana até 1861, quando a Itália foi unificada. As actuais fronteiras e soberania do Vaticano foram estabelecidas em 1929, quando um acordo que originou o Tratado de Latrão foi assinado entre Mussolini e o Papa Pio XI.
A residência do Papa também forma o território da Santa Sé, a autoridade central da igreja católica romana. Com sua significação simbólica e religiosa, a Santa Sé tem uma considerável influência política. O pontificado encontrou-se vacante depois da morte do Papa João Paulo II em 2 de abril de 2005. O conclave se reuniu no dia 18 de abril para realizar a eleição papal. O escolhido foi o alemão Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI.
A cidade tem uma enorme importância cultural, pois é o lugar onde estão algumas das melhores obras de arquitetura e arte, visitadas por peregrinos cristãos ou não-cristãos.
Praça de São Pedro, no Vaticano
A Santa Sé é a jurisdição eclesiástica do Papa e forma o “governo central” da igreja. Contrariando a crença popular, é a Santa Sé e não o Vaticano quem entra em acordos internacionais e recebe e envia representantes diplomáticos. A Santa Sé tem relações formais diplomáticas com 174 nações, é observadora permanente nas Nações Unidas e é especialmente activa em organizações internacionais.

Dados Geográficos do Vaticano
Nome do país: Santa Sé (Estado da Cidade do Vaticano). 
Tipo de governo: Monarquia Eclesiástica. 
Constituição: Nova Lei Fundamental, promulgada pelo Papa João Paulo II, em 26 de Novembro de 2000, efectivada em 22 de Fevereiro de 2001 (restabelecendo a Primeira Lei Fundamental de 1929).
Independência: 11 de Fevereiro de 1929 (da Itália). Nota: em 11 de fevereiro de 1929, três tratados assinados com a Itália, reconhecia, entre outras coisas, a soberania do Vaticano e estabelecia a extensão actual do território; contudo, os originais Estados Papais estabelecidos por vastas extensões de terras por mais de oito séculos não foram restituídos, e foram incorporados ao Estado Italiano.
Área total: 0,44 km². Trata-se de um enclave em Roma, Itália. É o menor Estado do mundo; fora da Cidade do Vaticano existem ainda, 13 edifícios em Roma e em Castel Gandolfo (a residência de verão do Papa), onde ele tem direito ao descanso fora do território.
Clima: temperado do tipo mediterrâneo.

O Vaticano é um Estado de economia não-comercial, sustentada pelas contribuições anuais dos Católicos Romanos das dioceses de todo o mundo, através do "Fundo de São Pedro", e também pela excelente coleção de selos postais, medalhas, moedas e souvenir's para turistas, além de bilhetes de entradas para museus, bibliotecas e castelos, e venda de publicações relacionadas ao catolicismo. Além disso, é contabilizada como renda os lucros advindo de investimentos e empréstimos realizados no Banco do Vaticano, a moeda utilizada utilizada do Vaticano é o Euro.

De realçar que a defesa militar do Vaticano é responsabilidade da Itália; A Guarda Suíça Papal guarda as entradas da Cidade do Vaticano e é responsável pela segurança e proteção do Papa.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...